AS REZAS E AS BENZEDURAS


A MEDICINA É A ARTE DE IMITAR OS PROCESSOS CURATIVOS DA NATUREZA (HIPOCRATES)

Na religiosidade popular, qualquer cura é obra de Deus. Dizem: Deus cura e o médico manda a conta. As rezadeiras dizem: É Deus que cura, não podemos cobrar. 
Uma cura milagrosa pertence às possibilidades. Segundo várias histórias populares, o próprio Jesus ensinou orações e remédios. Como exemplos citamos as benzeções de erisipela, peito arrotado e engasgo. Também os santos curam por intercessão divina: Santa Iria, Santa Luzia, São Sebastião, São Lázaro, Santo Antônio, São Brás, também os santos não canonizados: Doutor Guerra, a parteira Maria Conga, Padre Eustáquio, Padre Frei Clemente, e muitos outros. Observamos que o santo curador às vezes conhece a doença por experiência própria: Santa Luzia que perdeu a vista, cura os olhos; São Lourenço que foi martirizado no fogo, cura as queimaduras; Padre Frei Clemente morreu envenenado e é invocado contra a picada de cobra.
Na medicina popular, o tratamento geralmente supõe um ritual. A cura pode ser o resultado de um tipo de exorcismo. Nas tradições afro-brasileiras e indígenas, o curador é um intermediário privilegiado entre o mundo dos homens e o mundo dos espíritos, sejam caboclos, pretos velhos ou outros. Possuído por entidades espirituais, o xamã exerce seu papel terapêutico pelo bafo sagrado. No candomblé, os orixás Omulu (“o médico dos pobres”) e Ossáin (orixá das folhas) tanto curam como podem causar doenças. Temos ainda O raizeiro:   um homem que procura e vende as raízes medicinais, muitas já conhecidas pelo povo.  Temos também os benzedores homens e mulheres. O benzedor homem é procurado em especial para rezar em ofendido de bicho mau, para ir tirar cobras de uma fazenda, para estancar sangue, para curar bicheira e outras coisas. Mesmo assim, rezar em bicheira de animal qualquer pessoa de fé pode fazer. A rezadeira ou benzedeira reza em quebranto, e outros incômodos das crianças.
REZAS E BENZEDURAS
O costume das rezas e benções veio de Portugal, onde as mulheres praticavam as rezas e bençãos em seus povoados, já que a medicina que existia não era do alcance de todos. Por ter sido “importada” de outros países europeus, as rezas e bençãos tiveram uma maior incidência de utilização e diversificação nos estados do nordeste, mais especialmene em Pernambuco.
As orações, rezas ou benzeduras, eram também remédio para o tratamento dos muitos problemas que afetavam os nossos antepassados. Com o passar dos anos perderam um pouco a sua utilização, mas atualmente, ainda há quem acredite na força das benzeduras e orações, defumadores e outros tratamentos para curarem as suas maleitas.
Algumas rezas passavam de pais para filhos, e quando não se sabiam recorria-se à benzedeira. No primeiro caso, muitas vezes eram alteradas com a passagem dos anos e, como de região para região, a reza para um determinado mal utilizava versões diferentes, dava-se o caso de numa povoação haver várias rezas em virtude de alguns habitantes serem oriundos de outras regiões.

OS MALES E AS REZAS 
Quebranto
Também conhecido como mal olhado. Provoca moleza em crianças, sono e irritação 
Com dois puseram, com três eu tiro. Com as três pessoas da Santíssima Trindade, que tira quebranto e mau-olhado, pras ondas do mar, pra nunca mais voltar” 
Espinhela caída 
Dor na região do tórax, associada à debilidade física 
Barquinho de Santa Maria navega no mar sem emborcar. Levanta a sua espinhela, põe tudo no seu lugar” 
Carne quebrada 
Dor muscular provocada por ferimentos internos 
O que é que eu cosi? Assim mesmo eu coso, osso rendido, nervo magoado, veia sentida, carne quebrada. Assim mesmo eu coso, em louvor a São Frutuoso” . A reza é feita enquanto se costura um pedaço de pano com agulha e linha 
Erisipela 
Doença infecciosa, que provoca inflamação da pele 
Ezipa, erisipela, deu no tutano. Do tutano deu no osso, do osso deu na carne, da carne deu na pele, da pele vai pras ondas do mar sagrado, com o poder de Deus e da Virgem Maria”

BENZIMENTO PARA DOENÇA ESPECÍFICA E QUE SERVE PARA QUALQUER DOENÇA.

Faça um sinal da cruz e diga: Eu te benzo pelo nome que te puseram na pia, em nome de Deus e da Virgem Maria, e das três pessoas da Santíssima Trindade, eu te benzo. Deus nosso Senhor que te cura, Deus que te acuda nas tuas necessidades. Se teu mal é quebrante, mal invejado, olhos atravessados ou qualquer outra enfermidade, se te deram no comer, no beber, no sorrir, no zombar, na tua formosura, na tua gordura, na tua postura, na tua barriga, nos teus ossos, na tua cabeça, na tua garganta, nas tuas lombrigas, nas tuas pernas. Que Deus Nosso Senhor que há de tirar, vem um anjo do céu, deita no fundo do mar onde não ouça galinha e nem galo a cantar.

Faz-se uma cruz em cima o copo e reze o credo três vezes, na segunda vez reze um PN à Santíssima Trindade e na terceira vez uma Salve Rainha a Nossa Senhora. Faça essa oração por três dias seguidos. Antes do benzimento colocar um copo com água e depois dar para a pessoa beber.